Seção 22 - Passivo e Patrimônio Líquido

Seção 22 - Passivo e Patrimônio Líquido

Passivo é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos já ocorridos, cuja liquidação se espera que resulte em saída de recursos capazes de gerar benefícios econômicos.

Como a liquidação de uma obrigação pode ocorrer?
Através de:
(a) pagamento em dinheiro;
(b) transferência de outros ativos;
(c) prestação de serviços;
(d) substituição da obrigação por outra; ou
(e) conversão da obrigação em capital.

Deve-se atentar em fazer uma distinção entre uma obrigação presente e um compromisso futuro. A decisão da Administração de uma entidade de adquirir ativos no futuro não constitui, por si só, uma obrigação presente.

Patrimônio Líquido

Patrimônio Líquido é o valor residual dos ativos da entidade depois de deduzidos todos os seus passivos.  Representa o capital investido e reinvestido dos sócios/acionistas através de lucros retidos ou reservas menos os resultados de operações não rentáveis (prejuízos acumulados) ou distribuições para os proprietários.

Qual a diferença básica entre passivo e patrimônio líquido?
O Passivo é representado por capital de terceiros, o Patrimônio Líquido é representado pela riqueza líquida a disposição dos proprietários acionistas.

Cuidado: Alguns instrumentos financeiros que atendem à definição de passivo são classificados como patrimônio líquido porque eles representam a participação residual nos ativos líquidos da entidade:
Algumas situações posuem caracteristicas de patrimonio líquido, mas no entanto configuram passivos . Ex: um instrumento é classificado como passivo se obrigar a entidade a fazer pagamentos aos detentores antes da liquidação, tais como dividendo obrigatório.